
O Grupo de Estudos Vozes de Mulheres na Literatura (GEMLIT) marcou presença no V Encontro Nacional da Associação GELLNORTE – Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte, realizado de 2 a 5 de dezembro de 2025, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Guamá, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Com o tema “Multiversos Amazônicos: Povos, Territórios, Linguagens, Culturas, Artes e Educação”, o V GELLNORTE reuniu pesquisadores, pesquisadoras, docentes e discentes das áreas de Linguística, Literatura, Estudos Culturais e áreas afins, promovendo debates por meio de simpósios temáticos, mesas-redondas e conferências. O evento destacou a diversidade amazônica como eixo central das reflexões contemporâneas nas ciências da linguagem e da literatura.

Sob a orientação da Profª. Drª. Juliana Maia de Queiroz, os pesquisadores e pesquisadoras do GEMLIT, todos vinculados ao doutorado do PPGL/UFPA, apresentaram recortes de suas pesquisas, mostrando o compromisso do grupo com os estudos sobre as vozes femininas na literatura, as representações de gênero, a resistência, a memória e a emancipação das mulheres em diferentes contextos históricos e culturais.
Os trabalhos apresentados pelo GEMLIT foram:
- Ninguém Matou Suhura: Vozes Silenciadas e Resistência Feminina na Literatura Moçambicana de Lília Momplé, por Néuma Tacilifa Reginaldo Xavier (UFPA–PPGL);
- Entre o Caeté e a revolução: a figuração indígena em A Lágrima de um Caeté (1849), de Nísia Floresta, por David Patrick Tavares Belo (UFPA-PPGL).


- Resistência e Transgressão Feminina em Frida Kahlo, por Maria Durcilene Freitas Corrêa;
- Entre tradição e modernidade: as vozes femininas em Enervadas (1922) e Uma Paixão (1923), de Chrysanthème, por Maria do Carmo Balbino Galeno (UFPA–PPGL).


- A contribuição de Josephina Álvares de Azevedo para a emancipação feminina no Brasil, por Maria Luiza Rodrigues Faleiros Lima (UFPA–PPGL);
- Uma análise sobre as personagens femininas no romance Duas irmãs (1883), de Délia, por Kauanne Oliveira (UFPA–PPGL).


- Os não-ditos das narrativas fundadoras: D. Narcisa de Vilar e Úrsula, por Wanessa de Oliveira Coelho (UFPA–PPGL).


A participação do GEMLIT no V GELLNORTE indica a relevância das pesquisas desenvolvidas pelo grupo no fortalecimento dos estudos literários sob a perspectiva das vozes femininas, contribuindo para os debates acadêmicos na região Norte e para a valorização da produção científica comprometida com questões de gênero, identidade e representação! Foi uma honra ter o nosso grupo participando deste evento!


