Pesquisadoras do GEMLIT publicam artigo sobre Chrysanthème na Revista Moara!

O Grupo de Pesquisa Vozes de Mulheres na Literatura (GEMLIT) informa sobre a publicação de mais um trabalho. Trata-se do artigo “Amor e suicídio em Flores Modernas e Matar!, de Chrysanthème”, de autoria da doutoranda Maria do Carmo Balbino Galeno, sob orientação da Professora Doutora Juliana Maia de Queiroz.

O artigo foi publicado na MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras, periódico acadêmico que, neste volume, apresenta um dossiê vinculado ao projeto Literatura e direitos humanos, apoiado pelo CNPq. O dossiê reúne pesquisadores de diferentes regiões do país e é coordenado por Germana Araújo Sales (UFPA), Regina Zilberman, Jane Fraga Tutikian e Rafael Brunhara (UFRGS), além de Marisa Lajolo (UPM).

No artigo, as autoras analisam os romances Flores Modernas e Matar!, escritos por Chrysanthème, pseudônimo da romancista e jornalista carioca Cecília Moncorvo Bandeira de Melo Rebelo de Vasconcelos. A pesquisa destaca as vozes femininas presentes nas obras, marcadas por posturas amorosas, transgressoras e críticas às normas patriarcais, abordando o suicídio como uma possibilidade de libertação das personagens.

A análise dialoga com estudos clássicos e contemporâneos sobre o tema, além de pesquisas em fontes primárias da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, contribuindo para o resgate da memória literária de autoras brasileiras e para as reflexões sobre literatura, gênero e direitos humanos.

Para ler o trabalho completo, clique aqui.

Siga nosso grupo no instagram:

Últimas notícias